Título: AS DESCULPAS DE FROSSARD
Autor: Claudia Lamego
Fonte: O Globo, 24/01/2006, O País, p. 8

Deputada não explica por que escreveu relatório com texto discriminatório

¿Ninguém pode ser obrigado a suportar a doença e a deformidade alheia¿, escreveu a deputada federal Denise Frossard (PPS-RJ) no relatório de um projeto de lei, ainda não votado pela Câmara, que estabelece como crime a discriminação a doentes e portadores de deficiência. Ontem, ela teve que passar duas horas ouvindo os portadores de deficiência que se sentiram discriminados. Em encontro na Associação dos Amigos Deficientes Físicos do Rio de Janeiro, Frossard, que é pré-candidata ao governo do Rio, pediu desculpas e entregou o projeto de lei à deputada estadual Georgette Vidor (PPS), para que seja elaborado novo parecer.

¿ Aprendi com o erro. O que vocês escreverem eu vou assinar ¿ prometeu.

No relatório, Frossard escreveu: ¿A repulsa à doença é instintiva no ser humano. Poucas pessoas sentem prazer em apertar a mão de uma pessoa portadora de lepra ou de Aids. (...) A discriminação é válida quando se trata de doença contagiosa ou de epidemia que coloca em risco a vida e a saúde da comunidade¿.

No encontro, a deputada se limitou a dizer que era a única culpada pelo texto, não explicando que razões a levaram a assiná-lo. Muitos disseram que a perdoavam, mas frisaram que vão seguir seus passos daqui para a frente. Mas, para o secretário-geral do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Alex Araújo, ela deve pagar pelo que escreveu.

¿ Esse relatório foi uma punhalada. A senhora pode tirar o punhal, mas a cicatriz e a dor vão ficar. Existe uma campanha que pergunta: onde você guarda o seu racismo? ¿ disse Araújo.