Título: CRIANÇAS HAITIANAS E COLOMBIANAS EM PIOR SITUAÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 24/01/2006, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 29
Segundo o Unicef, também as mulheres estão no grupo de risco nos dois países
GENEBRA. A Colômbia e o Haiti são os países do continente americano onde a situação de crianças e mulheres é mais difícil. Segundo o relatório anual do Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef), estes dois grupos foram as principais vítimas das situações de emergência ocorridas na região em 2005.
No ano passado, várias catástrofes, como uma série de furacões, causaram milhares de mortes e afetaram as vidas de centenas de milhares de pessoas, sobretudo em Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Honduras e Costa Rica. Mas emergências causadas pelo homem também fizeram suas vítimas, como o conflito na Colômbia, que entra na quinta década.
¿ Ele continua causando graves violações dos direitos humanos e tem um profundo impacto sobre a situação dos colombianos ¿ disse o diretor do Escritório de Emergências do Unicef, Daniel Toole.
No caso do Haiti, o país mais pobre do continente, ¿crianças e mulheres vivem numa situação caracterizada pelas instituições em crise, infra-estrutura desmantelada e acesso reduzido a serviços sociais básicos em determinadas partes do país¿, destaca o documento.
Para ajudar às vítimas de situações de emergência nesses dois e em outros 27 países, o Unicef pede à comunidade internacional US$805 milhões. Desta verba, US$331 milhões são para o Sudão, que emerge de uma guerra civil que matou mais de 2 milhões de pessoas.