Título: REUNIÃO DISCUTE HOJE SEGURANÇA NO AEROPORTO
Autor: Claudio Motta e Elenilce Bottari
Fonte: O Globo, 25/01/2006, Rio, p. 12
Polícia já recebeu 5 denúncias sobre bandidos que assaltaram ônibus com turistas ingleses
O Conselho Estadual de Turismo se reúne hoje para discutir a segurança do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Participarão da reunião, convocada pelo secretário estadual de Turismo e presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, representantes da Infraero; a delegada Tereza Pezza, titular da Delegacia do Aeroporto; o comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da PM; o delegado Ricardo Andreiolo, titular da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat) e empresários do setor.
Segundo Sérgio Ricardo, o objetivo é buscar soluções que garantam a segurança dos turistas no momento em que desembarcam no aeroporto:
¿ Este caso do assalto aos turistas ingleses demonstrou que existe uma quadrilha atuando no Aeroporto Internacional. Não estamos buscando culpados. A idéia é unir esforços para buscar soluções.
Segundo ele, além de discutir a segurança, os conselheiros receberão informações sobre as linhas de investigação da força-tarefa que apura o ataque ao ônibus de turismo. Também hoje a força-tarefa se reúne para trocar informações e discutir novas diretrizes da investigação. Até ontem, pelo menos cinco denúncias haviam sido encaminhadas à Deat e à Delegacia de Roubos e Furtos.
Os turistas que chegam no aeroporto têm que lidar com a falta de informações e com a desordem. Meninos engraxates circulavam livremente, ontem, na área de desembarque e embarque, no primeiro e terceiro andares, respectivamente. A cabine de informações da Riotur estava vazia no setor internacional. Uma placa, com versões em português e inglês, pedia que os visitantes se dirigissem ao balcão no setor doméstico. Lá, faltavam folhetos em espanhol e havia apenas uma opção em inglês. Às 18h, no entanto, nenhum dos dois locais contava com funcionários da prefeitura. José Carlos Sá, vice-presidente da Riotur, reconhece que falta pessoal para atendimento, mas diz que a Riotur fará, ainda este ano, um concurso para contratar 44 funcionários.