Título: FUSÃO DÁ ORIGEM A NOVO CANAL DE TV E AMPLIA CONCORRÊNCIA NOS EUA
Autor:
Fonte: O Globo, 25/01/2006, Economia, p. 21
CBS e Warner criam o CW, que entrará no ar no segundo semestre
NOVA YORK. A CBS e a Warner Bros Entertainment informaram ontem que fizeram uma aliança estratégica para criar o CW, o quinto maior canal de televisão dos Estados Unidos. Cada uma das duas empresas terá 50% da propriedade do novo canal, que deverá entrar em operação no segundo semestre de 2006.
O negócio inclui ainda um acordo para garantir uma ampla distribuição da programação do CW nos principais mercados. A companhia Tribune Broadcasting e as estações de TV ligadas à UPN, filial da CBS, concordaram em assinar um compromisso que tornará o novo canal afiliado do grupo por dez anos.
Novo canal já possui ampla rede de distribuição nos EUA
CBS e Warner anunciaram em outro comunicado que no segundo semestre encerrarão as operações de seus respectivos canais UPN e WB. A sinergia entre as 16 estações que a Tribune possui nos principais mercados dos Estados Unidos e as 12 afiliadas da UPN facilitará uma presença instantânea do novo canal em 48% do país. Além disso, estima-se que, através de outros acordos de distribuição, esse percentual suba para 95%.
Dawn Ostroff, atual presidente da UPN, será o presidente de Entretenimento no CW e John Maatta, diretor-executivo de Operações do WB, vai ocupar um cargo similar no novo canal. A UPN e WB vinham enfrentando dificuldades diante da concorrência com rivais maiores, como Walt Disney, ABC, Fox e NBC.