Título: QUARTETO DO PODER DIVIDE O MESMO TETO
Autor: Janaína Figueiredo
Fonte: O Globo, 25/01/2006, O Mundo, p. 27
Líderes vão morar com presidente
BUENOS AIRES. A residência presidencial de San Jorge, em La Paz, será transformada num verdadeiro quartel-general do novo presidente da Bolívia, Evo Morales. Segundo confirmou o próprio presidente, "a casa não será apenas de Evo Morales". Lá morarão, também, o vice-presidente, Álvaro Garcia Linera, o presidente do Senado, Santos Ramírez, e o presidente da Câmara, Edmundo Novillo.
Dois solteiros - Morales e Garcia Linera - e dois casados. O novo presidente, de 46 anos, nunca se casou, mas tem uma filha. Nos últimos anos, morou em Cochabamba e evitou ocupar cargos que o obrigassem a se mudar para La Paz. Já o vice, um ex-guerrilheiro e intelectual, não tem filhos e morava no bairro de Sopocachi, bem perto da residência presidencial.
- A decisão já foi tomada, os quatro morarão na residência - confirmou ao GLOBO o porta-voz da Presidência, Alex Contreras.
Morales assegurou que ele e seus companheiros de residência trabalharão 24 horas por dia para resolver os problemas do país. O mais provável, disseram assessores dos presidentes da Câmara e do Senado, é que suas famílias permaneçam em suas cidades de origem. Ramírez representa o departamento (estado) de Potosí e Novillo, como Morales, é de Cochabamba.
Antes de assumir o poder, o novo presidente disse que não se sentia seguro na residência oficial e cogitou a possibilidade de pedir ajuda a organismos de segurança de Cuba e da Venezuela.
- Eles (cubanos e venezuelanos) têm muita experiência - disse Morales. (J.F.)
Legenda da foto: MORALES, na festa para o deus da fartura