Título: REVELADA A IMAGEM MAIS VERDADEIRA DO VÍRUS DA AIDS
Autor:
Fonte: O Globo, 25/01/2006, O Mundo / Ciência e Vida, p. 28

Mapeamento ajudará os cientistas a entenderem como o HIV se multiplica e pode levar a novos tratamentos

LONDRES. Um grupo de cientistas britânicos e alemães das universidades de Oxford, Heidelberg e Munique apresentaram ontem, pela primeira vez, uma imagem tridimensional do vírus HIV, causador da Aids. Segundo os pesquisadores, a imagem do vírus irá ajudar a entender como o HIV se multiplica.

O tamanho e a forma variáveis do HIV dificultaram o mapeamento, disseram os cientistas à revista "Structure", que publicou a inédita imagem. O HIV varia tanto que a solução encontrada pelos pesquisadores foi tirar imagens múltiplas em ângulos diferentes. Mais de 100 imagens de 70 vírus foram comparadas e os pesquisadores buscaram semelhanças entre elas. Os cientistas usaram um programa de computador para combinar as imagens.

Stephen Fuller, um dos autores do trabalho e professor de genética humana da Universidade de Oxford, disse que o mapa tridimensional vai ajudar na compreensão do crescimento do vírus.

- Descobrindo como o vírus cresce, vai ser possível entender a formação dele e como ele acomoda as variações - afirmou.

Ao entender como os vírus se agregam, talvez seja possível criar formas de impedir que isto aconteça, acredita Fuller.

Roger Pebody, especialista em tratamento de HIV/Aids na instituição britânica Terrence Higgins Trust, diz que a "revelação da estrutura tridimensional do HIV pode não soar muito excitante, mas é muito útil ter mais informações sobre o vírus e sobre como ele se desenvolve".

- Quanto mais soubermos sobre o HIV, mais chances temos de desenvolver tratamentos eficazes.

Legenda da foto: A ESTRUTURA tridimensional foi alcançada com centenas de imagens