Título: TURISTAS INGLESES PARTEM EM PAZ COM O RIO
Autor: Cristiane de Cássio
Fonte: O Globo, 26/01/2006, Rio, p. 20

Maioria dos 33 visitantes que foram vítimas de assalto coletivo promete recomendar a cidade aos amigos

Os 33 turistas ingleses que foram assaltados na semana passada quando chegavam ao Rio voltaram ontem para Londres. Eles embarcaram às 15h45m e foram para o aeroporto com dois carros de uma firma de vigilância escoltando seu ônibus. Todo o roteiro da viagem foi cumprido com acompanhamento dos seguranças, contratados após o assalto. Os vigilantes, que trabalhavam sem uniforme e em carros sem logotipo, ficaram com eles até mesmo no saguão do aeroporto enquanto o grupo fazia o check-in.

`Apesar do assalto, achei a cidade segura¿

Apesar do assalto, a maioria dos turistas comentou ter gostado muito do Rio e prometeu indicar a cidade aos amigos caso não possa voltar.

¿ A cidade é linda, gostei muito do Pão de Açúcar. Apesar do assalto, achei a cidade segura. Não tenho medo ¿ disse uma turista que se identificou como Alex.

O aposentado Derek Malal, que teve 600 libras roubadas pelos ladrões, elogiou as praias, os cariocas e a cidade como um todo. Esta foi a primeira vez que ele foi assaltado durante uma viagem. O turista só espera que, a partir do assalto ocorrido com o grupo, as autoridades se preocupem mais com a segurança.

¿ Nós amamos o Rio e não temos medo daqui, mas as autoridades deveriam estar mais preparadas. Entendo que alguma coisa boa resultou do que aconteceu com a gente porque devem providenciar mais segurança entre o aeroporto e os hotéis ¿ disse Derek.

Entidade de turismo pede mais segurança

Para o presidente da Associação Brasileira de Turismo Receptivo, Roberto Dultra, o Aeroporto Internacional do Rio é atualmente uma espécie de mercado persa, onde todo mundo se mistura, causando insegurança. Dultra, que ontem participou de uma reunião com autoridades e entidades ligadas ao turismo para cobrar mais segurança no aeroporto, exige uma atuação mais efetiva da polícia no local e um envolvimento maior de todas as esferas do governo com o turismo, devido à sua importância econômica.

¿ Não houve na prática o cancelamento de viagens, mas este tipo de notícia de violência contra turistas costuma gerar uma redução de fluxo, principalmente do turismo doméstico. A suspeita da polícia de que as informações para as quadrilhas que atacam turistas saiam do aeroporto é bastante viável porque o aeroporto está virando um mercado persa, onde muita gente entra e se mistura aos guias ¿ disse Dultra.