Título: InBev antecipa em um ano compra de todo o capital de cervejaria chinesa
Autor:
Fonte: O Globo, 26/01/2006, Economia, p. 22
Empresa fecha acordo para ter mais 60,5% da Fujian Sedrin até fim de 2006
BRUXELAS. A cervejaria InBev, maior do mundo em volume de vendas, informou ontem que terá todas as ações da Fujian Sedrin, sua recente aquisição na China, cerca de um ano antes do previsto. A InBev ¿ que nasceu da fusão entre a brasileira AmBev e a belga Interbrew ¿ disse que fechou um acordo com acionistas privados para antecipar a transferência da participação deles, que soma 60,52%, antes prevista para o fim de 2007.
Ao anunciar na segunda-feira um acordo de 614 milhões de euros (US$754 milhões), a InBev afirmou que compraria inicialmente a participação de 39,48% que pertence ao governo chinês.
A transação com os outros acionistas ¿está sujeita à aprovação regulatória e deve ser fechada antes do fim do ano¿, informou a empresa em um comunicado. ¿Isso permitirá a criação antecipada da InBev Sedrin, empresa que pertencerá 100% à InBev¿, acrescentou.
¿ Essa transação é um passo significativo em nossa estratégia e reforça nossa posição de liderança no Sudeste da Ásia ¿ afirmou o brasileiro Carlos Brito, diretor-executivo da companhia.
O negócio tornará a InBev ¿ dona das marcas globais Stella Artois e Beck's, além de Brahma, Skol e Antarctica ¿ a número dois do setor na China, país que é o maior mercado de cerveja do mundo. A Fujian Sedrin é a principal cervejaria da província de Fujian, na costa sudeste da China.