Título: Serra diz que não fará caça às bruxas
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 19/11/2004, O País, p. 8

O prefeito eleito de São Paulo, José Serra, do PSDB, fez ontem um apelo para que funcionários ¿honestos e competentes¿ com cargos de confiança na administração do PT de Marta Suplicy continuem na prefeitura. Ao afirmar não ter ¿complexo de carteirinha¿, o tucano mandou recado principalmente para os servidores petistas. Ele assegurou que no lugar de caça às bruxas promoverá ¿caça ao empreguismo¿.

¿ Até gente do PT que estiver trabalhando bem e quiser ficar, ficará. Na prefeitura o critério será o de competência, honestidade e dedicação ao serviço público. Se tiver gente boa no segundo e no terceiro escalões, vamos pedir para que fiquem ¿ disse, descartando, entretanto, a nomeação de secretários que atuam no governo de Marta.

Serra está preocupado com fuga em massa de servidores

A interlocutores, Serra teria demonstrado preocupação quanto à possível ¿fuga em massa¿ de funcionários que ocupam cargos estratégicos na administração municipal. Na última semana, dirigentes tucanos disseram que a primeira medida de Serra à frente da prefeitura seria demitir o maior número possível de pessoas para enxugar a máquina, o que irritou o prefeito eleito.

¿ Quando eu estava no Ministério da Saúde não olhava para a carteirinha de ninguém. Teve gente no primeiro escalão inclusive do PT.

Um dia depois de a disputa pela presidência nacional do PSDB dominar a reunião da executiva da legenda, em Brasília, Serra negou ontem que o assunto tenha sido discutido internamente ou que tenha provocado racha em fileiras tucanas. Após encontro no Palácio dos Bandeirantes com o governador Geraldo Alckmin e o prefeito eleito de Salvador, João Henrique Carneiro (PDT), ele descartou divergência na cúpula do PSDB quanto à sua manutenção no cargo de presidente nacional:

¿ Não houve até agora qualquer discussão a esse respeito. Eu pelo menos não participei dessa discussão.

Sobre o secretariado, o tucano continua fazendo segredo sobre possíveis nomes.

¿ Eu não tenho feito outra coisa senão me preocupar com isso. Não está difícil (a montagem), mas é que precisamos montar uma boa equipe para poder enfrentar os problemas de São Paulo.

¿Não vamos fazer troca-troca de cargos,¿ afirmou Serra

Em relação às negociações para formação de uma maioria na Câmara Municipal, Serra descartou ontem oferecer cargo em troca de apoio.

¿ Não vamos fazer troca-troca de cargos, não há a menor possibilidade. É algo que nunca fiz na minha vida pública e nem por isso deixamos de ter o apoio do Legislativo quando foi necessário.

Sobre uma possível participação do PTB, partido que hoje compõe a base aliada da prefeita Marta, Serra também evitou especulação.