Título: `Novembro vermelho' mobiliza 21 mil sem-terra
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 19/11/2004, O País, p. 15

Mais de 21 mil pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) participaram nos últimos dez dias de 22 ações, entre ocupações de fazendas, bloqueios de estradas e invasões a prédios públicos em todo o país. Desde que foi iniciado o chamado ¿novembro vermelho¿, no último dia 8, o MST já organizou invasões em 13 estados para protestar contra a política de reforma agrária e pressionar o governo por mais assentamentos.

Do dia 8 até ontem, o MST movimentou no campo cinco mil famílias e manteve uma série de reuniões com chefes de escritórios regionais do Incra. No último dia 10, em Brasília, dirigentes dos sem-terra exigiram uma posição do ministro da Reforma Agrária, Miguel Rossetto, para acelerar o processo de assentamento.

A pauta de reivindicações inclui infra-estrutura (água, energia) em alguns assentamentos, novos lotes e inclusão dos camponeses em projetos sociais do governo federal.

Pernambuco tem o maior número de ocupações em novembro, com sete fazendas invadidas. Também houve protesto em frente à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para reivindicar do governo ressarcimento por perda de produção. A falta de incentivos teria prejudicado safras de feijão em assentamentos.

¿ Vamos manter o compromisso de pressionar o governo para cumprir a meta de assentar as mais de 100 mil famílias, como prometido no início do ano ¿ disse o coordenador do MST em Pernambuco, Jaime Amorim.