Título: Saiba mais sobre a violência contra turistas
Autor: Ronaldo Braga
Fonte: O Globo, 19/11/2004, Rio, p. 18

Turistas foram vítimas de ladrões numa série de casos ocorridos nas últimas semanas no Rio. Em 28 de setembro passado, cerca de 30 pessoas ¿ homens, mulheres e menores ¿ atacaram banhistas na Praia do Leblon, derrubando-os na areia e roubando objetos de valor. Entre as vítimas estavam um casal de uruguaios com seus três filhos, duas argentinas e um inglês. O arrastão, ocorrido a cerca de 300 metros da delegacia do bairro, foi filmado por um cinegrafista amador e as imagens, exibidas no ¿RJ-TV¿, da Rede Globo.

Quatro dias depois, um grupo de 12 executivos de Angola, que estavam numa van, foi assaltado no Túnel Velho, entre Botafogo e Copacabana. Numa ação rápida, dois bandidos armados com pistolas desceram, entraram na van e roubaram US$ 20 mil.

Em 3 de outubro, um casal de turistas alemães foi assaltado por quatro menores quando passeava, de tarde, no calçadão da Avenida Atlântica, no Leme. Uma semana depois houve mais quatro ataques de ladrões contra turistas na Zona Sul em Ipanema e na Praia de Copacabana.

Um caso grave ocorreu no dia 12 passado com a japonesa Yoshyko Magoshi, de 61 anos, que foi esfaqueada no abdômen durante um assalto na Avenida Atlântica. Ela também foi atropelada ao fugir dos bandidos. Ela continua internada e seu estado de saúde ainda é considerado grave, mas estável.