Título: Por um turismo mais seguro
Autor: Ronaldo Braga
Fonte: O Globo, 19/11/2004, Rio, p. 18

Policiais da operação Turismo Seguro recolheram ontem 95 menores e 13 adultos nas ruas da Zona Sul e do Centro. Dois menores foram detidos quando assaltavam uma turista em Ipanema. Foram usadas câmeras digitais para fazer fotografias das pessoas recolhidas, que, após uma triagem, foram levadas para abrigos da prefeitura. A operação, realizada por agentes da Divisão de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) e do 19 BPM (Copacabana), tem o objetivo de diminuir os ataques aos turistas e continuará hoje. Contando com as 57 pessoas de anteontem, até agora já foram recolhidas nas ruas da Zona Sul e do Centro 143 menores e 22 adultos.

No Rua Primeiro de Março, no Centro, o subchefe de Polícia Civil, delegado José Renato Torres, flagrou dois menores assaltando um motoqueiro. Os ladrões derrubaram a vítima para roubar um celular e uma bolsa. O delegado os rendeu e um deles tentou pegar a arma do policial. Segundo José Renato, os menores, de 15 e 16 anos, moram na Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, e têm passagens pelo Juizado da Infância e da Juventude por furto e roubo. Eles foram levados para a DPCA.

Mulher reage e atira pedras em policiais

Ainda no Centro, PMs e jovens do programa Voluntários da Paz recolheram vários menores e três mães que estavam com seus filhos na Lapa. Uma das mulheres, grávida, que estava com dois filhos na rua, reagiu e atirou pedras nos policiais. Descontrolada, foi para o meio da Avenida Mem de Sá e desmaiou na pista. Ela foi levada para o Hospital Souza Aguiar. Da Lapa os policiais seguiram para a Cinelândia, mas não encontraram menores de rua.

Em Copacabana, na Avenida Atlântica, próximo à Avenida Princesa Isabel, agentes da Deat detiveram dois homens que estavam dormindo na praia, cobertos por um lençol. Josias de Andrade, de 39 anos, cearense, e José Augusto Neves Santos, de 27, sergipano, não tinham documentos e disseram estar desempegados. Depois de serem fotografados ainda na areia por um dos policiais da Deat, os dois foram levados à 13 DP (Copacabana). Mais adiante foi preso o mineiro Benedito Ferreira, desempregado, de 69 anos, que dormia no canteiro central da Avenida Atlântica junto a uma garrafa de cachaça.

Segundo o delegado José Renato Torres, a DPCA vai tentar conseguir na Vara da Infância e da Juventude mandados de busca e apreensão para menores que estiverem em situação suspeita ou cometendo infrações.

Segundo levantamento da DPCA, até junho deste ano foram recolhidos pela PM 1.799 menores infratores no estado. No ano passado, foram cumpridos 418 mandados de busca e apreensão de menores infratores, enquanto em 2002 o total chegou a 115.