Título: Taxas bancárias poderão aumentar
Autor: Vladimir Goitia
Fonte: O Globo, 19/11/2004, Economia, p. 34

O presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Márcio Cypriano, disse ontem que a elevação da principal taxa de juros (Selic) de 16,75% para 17,25% ao ano, não só significa adiar a redução dos spreads bancários (diferença entre as taxas de captação e de empréstimos) como vai provocar uma revisão, para cima, das taxas cobradas aos clientes.

¿ Os bancos têm segurado as suas taxas de juros desde o momento em que a Selic estava em 16,5%. Agora, as instituições estão revendo as suas tarifas. Mas, se tiver um aumento, será residual ¿ disse Cypriano, que ontem participou da abertura do 5 Congresso da Febraban de Auditoria Interna e Compliance, em São Paulo.

De acordo com ele, o aumento de 0,5 ponto percentual de alta na Selic representará um aumento mínimo nos juros bancários.

¿ Se pegarem 0,5 ponto percentual e dividirem por 12 meses, teremos, então, um acréscimo de 0,001% ou algo assim ¿ calculou o presidente da Febraban.

Sobre o impacto na economia do país, o executivo, que também preside o Bradesco, desconversou e disse que o governo e o Banco Central estão mais preocupados em definir a taxa de inflação para 2005 e evitar que ela sofra um alteração das metas.

¿ Olhando a inflação deste ano, a economia do país tem crescido quase 1% ao mês desde agosto. Essa expansão é grande. Por isso, acho que o governo tem a sua responsabilidade para poder mensurar o que pode acontecer em 2005. Tem suas metas de inflação e acho que elas devem ser seguidas e cumpridas ¿ afirmou Cypriano.

Crescimento vai ultrapassar os 3,5%, acredita Cypriano

Para ele, essa ferramenta ¿ a das metas ¿ é importante para manter a estabilidade econômica do país.

¿ Se considerarmos que de agosto até agora a economia cresceu 1% ao mês, então vamos tranqüilamente superar os 3,5%, talvez chegar aos 4,5%. O importante mesmo é saber que (taxa) inflação queremos para no próximo ano. Acho que este ano conseguimos controlar a inflação e atingir meta de crescimento.