Título: Clinton em momento de glória
Autor:
Fonte: O Globo, 19/11/2004, O mundo, p. 39

Quase 30 mil pessoas enfrentaram ontem a chuva para prestigiar o ex-presidente Bill Clinton na inauguração de sua biblioteca presidencial, em sua cidade natal, Little Rock, Arkansas. Antes de Clinton abrir oficialmente as instalações, o público assistiu, do lado de fora, a apresentações de coros de gospel, bandas marciais, estrelas de rock e ainda a uma demonstração de aviões da Força Aérea americana.

Construído ao custo de US$ 165 milhões, o Centro Presidencial William J. Clinton é a mais cara biblioteca presidencial dos EUA. Sua estrutura de vidro e aço, debruçada sobre o Rio Arkansas, abriga dois milhões de fotos e documentos que somam 80 milhões de páginas, além de uma réplica do Salão Oval da Casa Branca e saxofones presenteados ao ex-presidente jazzista. O caso Monica Lewinsky não foi ignorado, mas posto num contexto de batalha política no Congresso, em sessão intitulada ¿A luta pelo poder¿.

Discursaram o presidente George W. Bush e os ex-presidentes George Bush e Jimmy Carter. Entre os convidados estavam ainda os dois candidatos democratas derrotados por Bush: Al Gore e John Kerry. O presidente declarou:

¿ Clinton realizou plenamente sua tarefa, e o país lhe deu dois mandatos.

Já o carismático anfitrião reclamou da divisão política no país:

¿ Sou a única pessoa nos Estados Unidos que gosta tanto de George W. Bush quanto de John Kerry, que acredita que ambos são boas pessoas, que ambos amam nosso país e apenas vêem o mundo de forma diferente.

Na platéia, estavam Caroline Kennedy (filha do presidente John Kennedy), a cantora Barbra Streisand, a atriz Meg Ryan e o ator Robin Williams. Bono, da banda irlandesa U2, foi um dos artistas que se apresentou.