Título: Brasil envia ao Haiti mais 250 militares
Autor:
Fonte: O Globo, 19/11/2004, O mundo, p. 39

O navio de desembarque de carros de combate Mattoso Maia partiu ontem do Rio de Janeiro levando mais 250 militares para a força internacional de paz da ONU no Haiti, liderada pelo Brasil.

São 220 fuzileiros navais e 30 soldados do Exército, que fazem parte do segundo contingente brasileiro da força de paz. O Brasil tem atualmente 1.198 militares no Haiti e chefia a Minustah (Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti), encarregada de assegurar a transição no país até a realização de eleições democráticas no segundo semestre de 2005. Dos 6.700 efetivos que deveriam compor a força, somente a metade foi enviada até agora, principalmente de países latino-americanos.

Alimentos, água e roupas também foram embarcados

O Mattoso Maia também levou ajuda humanitária: cerca de 160 toneladas de alimentos, água e roupas. Seguiram ainda equipamentos que substituirão ou complementarão aqueles já existentes no país caribenho, incluindo 44 veículos, blindados Urutu, do Exército, e seis contêineres de suprimentos.

O navio de desembarque da Marinha deverá chegar à capital, Porto Príncipe, no dia 6 de dezembro e voltar ao Brasil até 3 de janeiro de 2005, trazendo de volta militares de outro contingente enviado em maio passado ao Haiti.

Ontem, um novo incidente envolvendo ex-soldados e civis foi registrado próximo a Porto Príncipe. Eles fizeram manifestação a favor do restabelecimento do Exército do Haiti, dissolvido em 1995, e desafiaram capacetes azuis da ONU, que tentavam impedir a mobilização.

¿ Os brancos devem voltar para casa, viva o exército do Haiti ¿ gritavam alguns manifestantes, enquanto um helicóptero das forças de paz sobrevoava o local.