Título: Licitação para a compra de caças da FAB deve ser adiada mais uma vez
Autor: Helena Chagas, Cristiane Jungblut e Eliane Oliveir
Fonte: O Globo, 23/11/2004, O país, p. 4

A polêmica licitação para compra dos novos caças da Força Aérea Brasileira (FAB) dificilmente terá seu desfecho antes do fim do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Diferentemente de seu antecessor José Viegas, que trabalhava numa decisão a curto prazo, o vice-presidente José Alencar, novo ministro da Defesa, disse ontem que o governo não tem pressa e está disposto a esperar até três ou quatro anos pelo desenvolvimento de nova tecnologia para os aviões.

Ontem, a compra dos caças foi um dos temas da conversa de Lula com o presidente russo, Vladimir Putin. Os russos querem vender ao país os caças Sukhoi. O valor da licitação da FAB para a compra dos novos caças é de US$ 700 milhões.

¿ Nesse setor, a tecnologia se desenvolve muito rapidamente. Se comprarmos os caças agora, teremos que esperar ainda algum tempo até que eles sejam entregues. E aí, corremos o risco de receber aviões já defasados ¿ disse Alencar, que participou de almoço no Itamaraty em homenagem a Putin.

Alencar informou que não há ainda decisão fechada de governo a esse respeito, admitindo que Lula pode se decidir pela compra. Mas deixou claro que, se depender de sua opinião, o governo vai esperar um pouco mais para escolher. Entre os cinco grupos que disputam o negócio estão a americana Lockheed Martin, com o F-16; o consórcio franco-brasileiro Dassault/Embraer com o Mirage 2000 BR; o russo Sukhoi; além do consórcio sueco-inglês, com o Gripen. A licitação prevê a compra de pelo menos 12 caças.

Pouco antes de assumir a Defesa, Alencar esteve na Rússia e visitou a Sukhoi:

¿ É um avião muito bom. Mas podemos esperar. Isto é um assunto que envolve um exame técnico apurado. Então isso está se desenvolvendo, e a própria política de investimento também será levada em conta.

Já o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que o presidente Putin procurou mostrar as vantagens dos caças russos ao presidente Lula. Representantes dos caças Sukhoi participaram do almoço.

¿ Os nossos caças são muito bons ¿ disse Putin várias vezes, segundo Amorim.

Alencar confirmou que Putin procurou falar sobre as vantagens dos Sukhoi:

¿ O presidente Putin fez uma reunião de elevado nível. Vamos ter um estreitamento que vale a pena para ambos os países porque há uma sinergia natural entre o Brasil e a Rússia.

O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, estava presente quando Putin iniciou a conversa sobre os caças. Segundo Garcia, o presidente russo fez breve comentário sobre o tema, destacando que gostaria de agradecer a Lula a possibilidade de seu país participar da concorrência:

¿ Putin falou sobre o assunto durante 30 segundos e ouviu do presidente que não há qualquer decisão do governo brasileiro a respeito. Ou seja, este ano, pelo menos, não sai nada.