Título: `O PT não pode fazer documento de oposição¿
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 23/11/2004, O País, p. 9
O PT não deve tornar públicas todas suas propostas. Caso contrário, pode causar efeitos negativos, como assustar o mercado e prejudicar o governo Lula. Foi assim que o presidente do PT, José Genoino, explicou o fato de a resolução política aprovada anteontem pelo diretório nacional do partido não incluir pedidos de mudança na política econômica feitos por dirigentes petistas na reunião do fim de semana, entre eles os ministros Tarso Genro (Educação), José Dirceu (Casa Civil) e Olívio Dutra (Cidades).
¿ O PT é o partido do governo e tem que ter responsabilidade com aquilo que coloca no papel. E essas coisas incidem na sociedade, nos agentes políticos e no mercado. Tem detalhamento que é melhor nem fazer ¿ disse Genoino.
O presidente do PT, no entanto, rejeita a alegação de deputados da esquerda petista que acusaram o partido de ser refém do mercado financeiro.
¿ Falo em mercado num sentido mais amplo. O mercado existe em qualquer país democrático. Isso é um dado da realidade. Não vamos ficar provocando ¿ explicou.
Genoino evitou comentar o teor das declarações dos ministros. No sábado, Tarso disse, segundo relatos de participantes da reunião, que ¿acabou o tempo das ambigüidades¿ e esta é a última chance para o PT pressionar o governo a fazer mudanças. Dirceu também disse ser a favor de que o PT sugira mudanças.
A resolução aprovada com 61% dos votos do diretório nacional defende como o governo tem conduzido a economia.
¿ O PT não pode fazer documento de oposição ao governo. Certas declarações o partido não pode fazer publicamente. Tem coisas que a gente escreve e outras que a gente não escreve ¿ disse Genoino.
Pedidos de mudanças de ministros estão no texto
Segundo ele, questões que envolvam, por exemplo, a agenda do governo, são encaminhadas reservadamente:
¿ Somos favoráveis a uma política de queda dos juros, mas não se trata de fazer disso uma batalha política ou de pedir a cabeça de alguém.
Segundo Genoino, os pedidos de mudanças feitos por ministros e outros líderes petistas durante a reunião são indicadas no texto.