Título: Ex-presidente do banco critica antecessores
Autor: Mirelle de França
Fonte: O Globo, 23/11/2004, Economia, p. 22

Em seu último dia no BNDES, o ex-presidente Carlos Lessa participou do encerramento de um curso de economia para funcionários do banco. Ele voltou a afirmar que é neonacionalista e neopopulista e aproveitou para criticar as administrações que antecederam o governo Lula. Segundo Lessa, os tucanos tentaram, mas teriam falhado em suas tentativas de acabar com o BNDES, ao transformá-lo numa ferramenta de privatização e não num instrumento de desenvolvimento para o país:

¿ Vocês formam a elite burocrática num dos poucos aparelhos do Estado que sobreviveram à devastação ¿fernandiana¿ (referindo-se aos ex-presidentes Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso) e têm obrigação de fazer desta casa um templo do povão brasileiro.

Na despedida, como conselho aos seus ex-funcionários, Lessa afirmou que o BNDES só deve financiar projetos que sejam de interesse nacional e estratégico para o país.

Furlan comemora escolha de Mantega

Já o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, indicou ontem estar satisfeito com a escolha de Guido Mantega. Ele falou sobre o assunto ao lado do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, enquanto aguardavam a chegada no Palácio do Planalto do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

¿ Agora a minha relação será fraternal ¿ indicando que chegou ao fim o tom belicoso no diálogo com o maior banco de fomento da América Latina.