Título: Saiba mais sobre o país
Autor:
Fonte: O Globo, 23/11/2004, O Mundo, p. 28

A eleição ucraniana não é apenas observada como uma disputa entre interesses geopolíticos e comerciais antagônicos de Rússia e União Européia. A Ucrânia é um país internamente dividido que se encontra numa encruzilhada.

Em sua conturbada História, o país já foi ocupado por turcos, tártaros, poloneses, russos, nazistas e soviéticos. Até o nome do país demonstra a dificuldade de encontrar um lugar no mapa. Ucrânia significa ¿terra de fronteira¿. Até em seu hino nacional é retratado um pragmatismo em relação ao destino da nação: ¿A Ucrânia ainda não morreu¿.

Independente da União Soviética desde 1991, o país vive num dilema entre separar-se definitivamente da ¿Mãe Rússia¿ ou aderir, mesmo que não sendo anexada, a ela. Um quarto da população é etnicamente russa e, como o idioma russo foi ensinado durante as décadas soviéticas, quase 70% das pessoas falam esta língua. A região é considerada também berço da civilização russa. Porém, a parte oeste do país é dominada por nacionalistas, que querem proibir o ensino de russo e impedir tentativas de reunificação com Rússia e Bielorrússia, muito populares na região leste.