Título: `A sociedade quer que esta Casa vote'
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 24/11/2004, O país, p. 4

Disposto a tentar pôr ordem na casa nos últimos meses de seu mandato, o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), presidiu as sessões de ontem com mão-de-ferro, anunciando a cada minuto que os deputados que não registrassem presença teriam corte em seus subsídios. Também atacou de forma veemente a obstrução às votações, mantida pela oposição. Visivelmente irritado com o excesso de requerimentos pedindo adiamento da votação da primeira medida provisória da pauta, desabafou:

¿ São 18h45m e não votamos sequer uma matéria. Isso é inaceitável.

Perto das 20h, a Câmara conseguiu aprovar a primeira das 25 medidas provisórias que trancam a pauta. A MP198 garante o pagamento de gratificações a servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

João Paulo abriu a ordem do dia ¿ início das discussões em plenário ¿ por volta de 17h. A oposição informou que estava disposta a fazer um acordo com o governo para deixar a obstrução e votar as duas primeiras medidas provisórias que tratam de pagamento de gratificações salariais a servidores públicos. Não obteve êxito.

Inconformado com o tom da oposição, João Paulo criticou a paralisia nas votações há mais de dois meses e fez uma crítica direta à obstrução.

¿ A sociedade está acompanhando o que ocorre na Casa e não vai compreender que os deputados trabalhem em passo de tartaruga ou que a Casa fique parada. A sociedade quer que esta Casa vote e vote as coisas importantes para o nosso país ¿ disse.