Título: Suplicy cobra de Patrus demissão de Ana Fonseca
Autor:
Fonte: O Globo, 24/11/2004, O país, p. 9
Ao participar ontem de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, foi cobrado pela demissão de sua secretária-executiva, Ana Fonseca. A cobrança foi feita por um aliado, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), defensor de programas de transferência de renda do tipo do Bolsa Família, que era gerenciado por Ana desde a sua criação, em outubro de 2003.
Educadamente, Suplicy não poupou elogios a Ana Fonseca e disse esperar que Patrus consiga um substituto à altura para que as ações do ministério dêem certo.
¿ Ela é considerada no meio acadêmico uma das pessoas com maior acúmulo de conhecimento sobre programas de transferência de renda. Espero que (o ministro) encontre uma pessoa que possa se dedicar tanto e com tanto amor à causa quanto Ana Fonseca ¿ disse Suplicy.
Secretário definitivo será escolhido até janeiro
Patrus anunciou que vai nomear um secretário-executivo interino até o fim da semana. Mas o substituto definitivo de Ana só deverá ser escolhido no fim do ano ou no começo de 2005, o que alimenta as suspeitas de que venha alguém de uma das prefeituras em que o PT perdeu a eleição, como São Paulo ou Porto Alegre.
Patrus não adiantou nomes. Ele também evitou comentar os motivos que o levaram a demitir Ana Fonseca na última sexta-feira, dizendo que não faria isso por questão de lealdade, discrição e respeito. E aproveitou para retrucar uma declaração de Suplicy, que momentos antes havia dito torcer para que o trabalho do ministério desse certo. Segundo Patrus, o trabalho já está dando certo.
¿ Eu registrei também, senador Suplicy, uma expressão que eu sei que foi dita com sinceridade, ¿torço para que dê certo¿. Quero dizer ao senador Suplicy, ele sabe disso, aqui não é nenhuma polêmica, que está dando certo.