Título: Investimentos em imóveis, carros e evolução até acima de rendimento de ativos do mercado financeiro
Autor: Alan Gripp e Carla Rocha
Fonte: O Globo, 24/11/2004, Rio, p. 15

Um levantamento feito pelo GLOBO, publicado no último dia 20 de junho, sobre as declarações de bens enviadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pelos deputados estaduais que participaram das duas últimas legislaturas, mostrou que 27 deles dobraram seu patrimônio no período. Foram analisadas as declarações de 113 políticos, sendo que de apenas 70 deles foi possível averiguar se houve aumento ou redução patrimonial. Dezenove parlamentares só tinham uma declaração, outros nove afirmavam não possuir bens e do restante as declarações continham imprecisão ou não informavam valores. A reportagem mostrou que em alguns casos o aumento patrimonial chegou a 1.500% em cinco anos, período em que o PIB teve crescimento ínfimo e a renda do trabalhador caiu em todos os anos. Do grupo que dobrou o patrimônio, 17 parlamentares conseguiram que seus bens evoluíssem mais que o rendimento de qualquer ativo do mercado financeiro.

RECEITA FEDERAL: Depois de publicada a primeira reportagem, a Receita Federal informou que as declarações dos deputados do Rio serão investigadas. O presidente do TRE, Marcus Faver, decidiu que, a partir das próximas eleições, passará a divulgar na internet a declaração de bens de todos os candidatos.

CENTRO SOCIAL: Parlamentares utilizam cada vez mais, em alguns casos de forma ilegal, centros sociais para melhorar seu capital político. Um deles, o deputado cassado Marcos Abrahão afirmou ainda que fornecia combustível para quem o procurasse, em Rio Bonito. A Justiça Eleitoral iniciou uma investigação sobre o centro social do deputado. Vinte e quatro horas depois, o Ministério Público apreendeu propaganda eleitoral no local, como bonés, camisetas e adesivos.

FROTA: Há 85 deputados que declaram ter 174 veículos, alguns de luxo, mas a maioria é usada nos centros sociais. Além dos carros particulares, cada parlamentar tem direito a um carro oficial da Alerj e quase mil litros de gasolina por mês.

OMISSÃO DE VALORES: A análise das declarações de bens também revelou que 11,5% dos parlamentares não informaram o valor de seu patrimônio. Nesse caso, os parlamentares apresentaram uma lista de próprio punho onde enumera os bens, sem revelar o preço pelo qual adquiriu. Há casos de omissão de valores de apartamentos na Zona Sul, salas comercias em um shopping na Barra da Tijuca, casa de dois andares em Itaboraí e terrenos em Búzios.

DINHEIRO NO COLCHÃO: A análise das declarações de bens revelou ainda que 19 parlamentares ainda usam uma antiga prática de guardar dinheiro em casa. Um deles declarou ter dinheiro em espécie, mas não informou quanto. O valor somado do dinheiro que 18 parlamentares informavam ter em casa alcançava a R$ 1,6 milhão. O valor correspondia a 13% do patrimônio somado deles, de R$ 12,8 milhões.

LEIA MAIS