Título: Adolescente preso ao roubar turista holandesa
Autor:
Fonte: O Globo, 24/11/2004, Rio, p. 23

Um adolescente de 13 anos foi detido ontem à tarde, por policiais do 19 BPM (Copacabana), pouco depois de roubar a pulseira de ouro da turista holandesa Cueser Aubgorla Charra, de 57 anos, na Praça Serzedelo Corrêa, em Copacabana. Segundo a Secretaria de Segurança, o menor foi recolhido oito vezes nos últimos três meses, uma delas por furto.

Perseguido por policiais do 19 BPM, o menor foi preso na Rua Siqueira Campos, a poucos metros da praça. Ele foi levado para a Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat), de onde seria conduzido para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). A polícia informou que a pulseira foi recuperada.

A polícia recolheu 13 menores ontem em Copacabana. Os policiais afirmaram que alguns são conhecidos por praticar assaltos no bairro. Após uma triagem na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), um deles foi indiciado por dano ao patrimônio público por ter danificado um carro da PM.

Ontem, a pedido do Ministério Público, a prisão temporária dos dois assaltantes que atacaram a turista japonesa Yoshiko Magoshi, de 61 anos, foi transformada em prisão preventiva. O juiz Gilmar Augusto Teixeira, da 19 Vara Criminal, aceitou o pedido e marcou o primeiro interrogatório para a próxima terça-feira, às 13h. Fernando Alves Modesto, de 19 anos, e Maurício dos Santos Mota, de 23, respondem a processo por assalto à mão armada.

Os dois teriam participado do ataque à turista no último dia 12, quando ela passeava pela Praia de Copacabana com o marido, Jun Magoshi. Os assaltantes esfaquearam a turista, que, ao fugir, acabou atropelada. Yoshiko Magoshi continua internada na unidade semi-intensiva do Hospital Copa D¿Or.

Outros turistas estrangeiros foram assaltados ontem na Zona Sul. De manhã, o italiano Francesco Cantoni, de 24 anos, teve a bolsa (com passaporte e dinheiro) roubada quando caminhava pela Avenida Atlântica.

À tarde, dois ingleses foram vítimas de assalto. Um deles, de 39 anos, teve seus objetos roubados na areia, em Copacabana. Ele estava sentado próximo ao mar, com uma mochila ao lado, quando um homem se aproximou, pegou a mochila e saiu correndo. Dentro da mochila havia um celular, cartões de crédito e um par de óculos.

Um outro inglês, de 55 anos, estava sentado num quiosque do Posto Cinco, por volta das 16h, quando um menor se aproximou e perguntou as horas. Enquanto isso, um outro bandido se aproximou e roubou duas máquinas fotográficas, um par de óculos e um binóculo que estavam em cima da mesa. Os dois turistas ingleses registraram queixa na Deat.