Título: Prefeitos eleitos do PT em defesa do governo
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 29/11/2004, O País, p. 8

O encontro nacional de prefeitos petistas eleitos e reeleitos, que começa hoje em Brasília e vai até amanhã, deverá se transformar num fórum de apoio ao governo Lula, que vem sendo atacado por aliados derrotados nas eleições municipais. A expectativa da cúpula do PT é que os prefeitos constituam uma ampla frente de defesa do governo federal nos municípios. Em contrapartida, os prefeitos esperam do Planalto apoio para a implantação de seus projetos de governo.

Embora o compromisso não esteja em sua agenda oficial, o presidente Lula disse ao presidente nacional do PT, José Genoino, que deverá ir ao encontro fazer uma saudação aos prefeitos petistas, na abertura do evento hoje à noite. Ministros do governo Lula e líderes petistas no Congresso já confirmaram presença no encontro, que deverá discutir possibilidades de parceria do governo federal com prefeituras do PT na implantação de projetos na área social.

¿ Será um encontro de articulação e entrosamento dos prefeitos do PT num momento em que o PT é governo. Vamos discutir o que pode ser incluído nas nossas administrações municipais e articular uma postura ofensiva na defesa do governo Lula e no enfrentamento dos adversários ¿ antecipou Genoino.

Logo depois do segundo turno, petistas que perderam as eleições municipais, como Raul Pont, em Porto Alegre, e Marta Suplicy, em São Paulo, responsabilizaram o governo federal pela derrota.

¿ É a hora de os vitoriosos falarem, porque até agora só os derrotados se manifestaram. Eles (os eleitos) são a expressão da vitória de Lula nas eleições ¿ afirmou o líder do governo na Câmara, Professor Luizinho.

Discussão do fortalecimento do PT no Norte e Nordeste

Além de melhorar o relacionamento das prefeituras com o governo federal, os petistas querem ter maior participação e influência nas entidades municipais, como a Confederação Nacional de Municípios, e frentes de prefeitos. Segundo Genoino, até ontem cerca de 600 prefeitos e vices haviam confirmado presença no encontro. Além dos eleitos, os atuais prefeitos também foram convidados para o evento. Um dos focos de discussão deverá ser o fortalecimento do partido nas regiões Norte e Nordeste, onde aumentou o número de prefeituras petistas.

¿ Precisamos definir uma programação para o Norte e Nordeste, regiões em que o PT saiu fortalecido das eleições ¿ defendeu Genoino.

O forte das discussões será amanhã, com a participação dos ministros Olívio Dutra (Cidades), Humberto Costa (Saúde), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e Tarso Genro (Educação). Também será aprovada a ¿Carta de Brasília¿, documento que estabelecerá a linha de atuação das administrações petistas.