Título: Sharon e Abbas se dizem dispostos a conversar após as eleições palestinas
Autor:
Fonte: O Globo, 29/11/2004, O Mundo, p. 25

A data ainda não está marcada, mas é provável que se realize um encontro entre o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, e o líder palestino, Mahmoud Abbas, em janeiro, após as eleições palestinas do dia 9 daquele mês. Tanto Abbas quanto Sharon disseram em entrevistas, publicadas ontem, que estão dispostos a conversar. Um porta-voz de Sharon disse que Israel tentaria usar um encontro com Abbas para ¿explorar uma janela de oportunidade¿ criada pela morte de Yasser Arafat e andar com os palestinos na direção de um mapa para a paz.

¿Quando eles quiserem, nos encontraremos¿, disse Sharon à revista americana ¿Newsweek¿, que lhe perguntou se ele estaria pronto para encontrar Abbas, um moderado visto como potencial pacificador da região por Israel e pelos Estados Unidos.

Em outra entrevista, também à ¿Newsweek¿, Abbas afirmou: ¿Após as eleições, estarei pronto a encontrar Sharon a qualquer momento¿.

Abbas, que assumiu a liderança da OLP após a morte de Arafat, é o principal candidato a substituí-lo na eleição palestina.

¿ Não há nada que impeça uma reunião com Ariel Sharon ou com o governo de Israel, mas é importante programar o tempo de um encontro como esse ¿ disse Abbas a jornalistas no Cairo, onde discursou na Liga Árabe.

Abbas disse que os palestinos ainda não estavam prontos para assumir a segurança de Gaza, mas esperava que isso fosse possível. Sharon prometeu que as tropas israelenses ficarão afastadas das cidades palestinas durante a eleição de janeiro.

Ontem, uma jornalista palestina de Jerusalém, Majeda Husni el-Batsh, disse que concorreria à Presidência. Seria a primeira mulher a tentar.