Título: Ministro apóia rompimento do PT com o PMDB em Santa Catarina
Autor: Ilimar Franco e Maria Lima
Fonte: O Globo, 01/12/2004, O País, p. 4

O secretário especial de Pesca, José Fritsch, defendeu ontem, durante o encontro dos prefeitos do PT, a decisão do diretório regional de Santa Catarina de romper com o governador Luiz Henrique (PMDB). Segundo Fritsch, a aliança com Luiz Henrique não ajuda o governo federal nas votações no Congresso:

¿ A aliança com o PMDB de Santa Catarina não rende um voto na Câmara. Não foi uma loucura o que fizemos.

O secretário negou que tenha sido repreendido pelo governo e ainda se gabou por ter sido citado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu discurso aos prefeitos, segunda-feira à noite.

¿ Não levei pito do presidente e até fui citado três vezes por ele ¿ disse Fritsch.

Apesar dos rumores de que sua secretaria poderá ser entregue ao PP na reforma ministerial, Fritsch não demonstrou preocupação com sua permanência no cargo. Disse que é um militante do PT e que aceitará a decisão de Lula. Sobre a atitude do diretório catarinense, disse que foi adotada por ampla maioria (28 votos a 15).

José Genoino afirma que tentará mudar decisão

O presidente do PT, José Genoino, contestou Fritsch, criticou o PT catarinense e disse que tentará mudar a decisão:

¿ A direção nacional do PT não compartilha da opinião da direção catarinense, mantém relações com o governador Luiz Henrique e quer e vai lutar para o PMDB permanecer na base do governo Lula.

Fritsch, que em 2002 concorreu ao governo estadual, cobrou de Genoino uma posição do PT sobre a próxima eleição e deixou claro que a seção catarinense não quer apoiar a reeleição de Luiz Henrique:

¿ Genoino me disse que o acordo com Luiz Henrique não existia. Então pedi que ele desmentisse publicamente. Só que ele nunca desmentiu.

O secretário admitiu concorrer novamente ao governo estadual em 2006, disputando com Luiz Henrique, se o PT de Santa Catarina o escolher:

¿ Se a base do partido quiser, serei candidato em 2006.

Já Luiz Henrique disse ontem que a decisão do PT catarinense não afeta seu relacionamento com o governo federal:

¿ A decisão do PT catarinense não altera em nada o meu apoio ao presidente Lula ¿ disse o governador, que, ontem à noite, participou de um seminário em Florianópolis com a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti.

PMDB gaúcho vai defender independência do governo

O PMDB gaúcho decidiu anteontem que, na convenção nacional marcada para o dia 12, vai defender a independência em relação ao governo, a entrega dos cargos e o lançamento de candidatura própria a presidente da República em 2006.

¿ Queremos fazer uma oposição independente e construtiva para não prejudicar a governabilidade. Vamos combater e divergir, mas sem fazer uma oposição radical porque sabemos ao que isso pode levar e não queremos ¿ disse o senador Pedro Simon, presidente regional do PMDB.