Título: Outros incidentes
Autor: Gustavo Goulart
Fonte: O Globo, 01/12/2004, O País, p. 10
O Brasil já registrou outros incidentes envolvendo embarcações e instalações da Marinha do Brasil. Em 25 de dezembro de 2000, pela primeira vez em 82 anos, um acidente levou ao fundo do mar um submarino brasileiro. O submarino ¿Tonelero¿ estava fundeado para reparos no cais do arsenal do 1 Distrito Naval, na Praça Mauá, no Rio. O acidente ocorreu às 23h. Na época, a Marinha divulgou nota informando que um oficial e oito praças estavam a bordo do submarino, avaliado em US$ 150 milhões, segundo a Agência Brasil.
O naufrágio aconteceu devido a uma ¿seqüência de avarias em válvulas do sistema hidráulico¿, como informou a Marinha. O problema começou às 22h e provocou alagamento nos compartimentos da embarcação. Ela foi a pique uma hora depois.
Um dos piores acidentes aconteceu num domingo, dia 16 de julho de 1995. Três paióis de munição da Marinha na Ilha do Boqueirão, junto à Ilha do Governador, explodiram, ferindo 40 pessoas. Trinta casas desabaram e dezenas foram danificadas. As explosões foram ouvidas e as colunas de fumaça foram vistas de vários pontos da cidade, até da Ilha de Paquetá, onde as janelas tremeram.