Título: Descoberta fraude em seguro para pescadores
Autor:
Fonte: O Globo, 01/12/2004, O País, p. 10

O governo desvendou um esquema de fraudes patrocinadas por falsos pescadores que desviou cerca de R$ 26 milhões dos cofres públicos entre janeiro e julho, pelas estimativas da Secretaria Especial de Pesca. Ontem, o secretário José Fritsch, determinou o cancelamento das carteiras profissionais de pescador de 439 pessoas que não vivem da pesca, mas tinham o documento, nos municípios de Barra Velha e Imbituba (SC), São Paulo de Potengi (RN) e Lucena (PB).

Os falsos pescadores recebiam o seguro defeso, pago durante o período de pesca proibida para reprodução das espécies. De janeiro a julho, o governo pagou R$ 130 milhões em seguro defeso. Os fraudadores foram descobertos por equipes de investigação da secretaria.

A apuração continua na Bahia e deve ser feita também em São Paulo, Mato Grosso, Ceará e na Região Amazônica. A Polícia Federal, acionada pela secretaria, investiga os crimes de formação de quadrilha e falsidade ideológica. Nos casos em que já foram feitos os pagamentos, a secretaria pedirá ao Ministério Público Federal que entre com ações para reaver o dinheiro.

¿ Em alguns lugares, há suspeita de que houve fraude organizada. A PF já está investigando as quadrilhas ¿ diz Fritsch.