Título: Pastoral da Criança ganha prêmio espanhol
Autor:
Fonte: O Globo, 01/12/2004, O País, p. 13

A Pastoral da Criança recebeu ontem, em Madri, o Prêmio de Direitos Humanos Rei de Espanha, no valor de 15 mil euros. A entidade, comandada pela médica Zilda Arns, foi homenageada por seu trabalho em prol das crianças carentes. Na justificativa do prêmio, os organizadores disseram que a escolha da Pastoral deveu-se às ¿dimensões extraordinárias de sua rede de solidariedade, composta por mais de 240 mil voluntários, dedicados a combater a desnutrição e a mortalidade infantil e a melhorar as condições de vida das crianças brasileiras. Ano passado, dona Zilda foi a grande premiada do prêmio Faz Diferença, do GLOBO, por seu trabalho na Pastoral.

A entidade brasileira, criada em 1981, foi escolhida entre 47 candidaturas de 17 países ibero-americanos. Após três votações, a Pastoral chegou à final do prêmio, concorrendo com a Comissão Nacional de Viúvas da Guatemala e com a Cruz Vermelha do México.

Prêmio é concedido de dois em dois anos

O Rei de Espanha é concedido a cada dois anos. Os premiados podem ser entidades públicas ou privadas que se destaquem, na Espanha ou na América Latina, pela defesa e pela promoção dos direitos humanos e dos valores democráticos. Os jurados também analisam o trabalho de organizações que estimulam a criação ou a implantação de programas em prol dos direitos humanos e da democracia.

Desta vez, os jurados consideram que a Pastoral da Criança ¿contribuiu para reduzir consideravelmente a mortalidade infantil, para atenuar a desnutrição e para facilitar a igualdade, desenvolvendo projetos complementares de colaboração com países iberoamericanos e com nações da África e da Ásia¿.