Título: Garotinho ganha uma supersecretaria
Autor:
Fonte: O Globo, 01/12/2004, Rio, p. 16

Dois meses após se afastar do cargo de secretário de Segurança por causa das últimas eleições, o ex-governador Anthony Garotinho voltou ao poder. O Diário Oficial do estado publicou ontem decreto da governadora Rosinha Matheus nomeando-o como secretário de Governo e de Coordenação. Com a medida, Rosinha efetiva o secretário de Segurança, Marcelo Itagiba, que assumiu interinamente a pasta com a saída de Garotinho.

O nome da pasta que será ocupada por Garotinho foi modificado por Rosinha. A governadora acrescentou a palavra coordenação, já que a secretaria de Garotinho cuidará também da relação entre os programas de cada secretaria. Garotinho terá status de supersecretário.

Em outubro, Garotinho pediu para ser exonerado da Secretaria de Segurança para assumir o papel de cabo eleitoral: como presidente regional do PMDB, entrou de cabeça nas campanhas de seus aliados na Baixada Fluminense e em Campos. Ao anunciar a decisão, Garotinho disse que voltaria ao cargo após o segundo turno.

Na segunda passagem pelo Governo Rosinha, Garotinho trabalhará mais próximo à mulher. Ele vai despachar em uma sala próxima ao gabinete da governadora, no Palácio Guanabara, onde funcionava a Coordenação do Gabinete Militar. A frente da Secretaria de Governo e Coordenação, antes ocupada por Paulo Rattes, Garotinho também terá a atribuição de cuidar da articulação política entre o Poder Executivo e a Assembléia Legislativa. Em um outro decreto, Rosinha nomeia Paulo Rattes como subsecretário de Governo. A vaga de subsecretário é resultado da transferência de um cargo comissionado da Secretaria de Segurança para a pasta de Governo.

A nomeação de Garotinho é o primeiro ato da reforma do secretariado de Rosinha, que acontecerá até janeiro.