Título: Barbara Crossette: `É uma campanha contra as Nações Unidas¿
Autor: Helena Celestino
Fonte: O Globo, 01/12/2004, O Mundo, p. 34

A jornalista Barbara Crossette, que de 1994 a 2001 foi a chefe do escritório do ¿New York Times¿ nas Nações Unidas vê nas acusações contra Kofi Annan uma campanha contra a própria ONU. ¿As Nações Unidas estão na posição mais perigosa para seu futuro em muito tempo¿, disse ao GLOBO, em visita ao Brasil. Cristina Azevedo

William Safire, do ¿New York Times¿, pediu a renúncia de Kofi Annan. Por que está tão vulnerável?

BARBARA CROSSETTE: Safire lidera uma campanha contra Annan e a ONU. Ele representa uma parte da direita da política nos EUA que realmente não gosta da organização. Algumas das acusações vêm da direita republicana que sempre foi hostil à ONU. Isso piorou nos últimos dois anos porque a ONU não apoiou a guerra no Iraque. Há muito ressentimento na direita americana.

Se as irregularidades no programa petróleo por comida forem confirmadas, outros programas da ONU poderão ser prejudicados?

CROSSETTE: Não. O programa foi inteiramente criado pelo Conselho de Segurança. Annan não teve nada a ver com isso. De 91 a 95, o Iraque recusou o programa. Para que Bagdá concordasse, o conselho teve que permitir que o Iraque controlasse os contratos, mas estes passavam por um comitê do conselho que tinha a palavra final. Quando ficou evidente que o Iraque estava trapaceando, o conselho não fez nada. Todos olharam para o outro lado. O secretário-geral não pode ser culpado por isso. Há ainda as acusações sobre promoções que não seriam corretas, problemas pessoais na organização... Annan está sob intenso ataque, de dentro da ONU, de Washington, de vários lugares. Está numa posição muito ruim, mas não acredito que renuncie.

Parecem ser tempos difíceis para a ONU: a batalha perdida contra a guerra no Iraque, os escândalos... Como a organização está sendo afetada?

CROSSETTE: Acho que é uma campanha contra a ONU. Todos deveriam ter o cuidado de ver de onde as acusações partem e esperar para ver se são verdade. Os EUA são o membro mais poderoso do Conselho de Segurança e estão dando menos dinheiro à ONU. Em outras palavras, há muitas maneiras de enfraquecer a organização. A ONU está na posição mais perigosa para seu futuro em muito tempo.