Título: 'FH faz oposição sem se olhar no espelho'
Autor:
Fonte: O Globo, 25/11/2004, Primeiro Caderno, p. 3

SÃO PAULO. Em nota oficial divulgada ontem, o presidente nacional do PT, José Genoino, rebateu as críticas de Fernando Henrique Cardoso ao governo Lula afirmando que as declarações do ex-presidente refletem "a soberba de quem faz oposição sem se olhar no espelho".

Segundo a nota, Fernando Henrique manifestou "toda a sua visão arrogante" ao afirmar que o PSDB é o único partido com pessoas qualificadas para 2006. O ex-presidente na verdade disse que o PSDB "talvez fosse" o único partido hoje com nomes fortes para a disputa presidencial.

- Essa arrogância é tanto em relação ao PT quando aos outros partidos - afirmou Genoino, que acusou Fernando Henrique de ter optado, durante seu governo, pela "criminalização" do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), enquanto que o PT "negocia com esses movimentos".

"Temos divergências, mas os respeitamos democraticamente", acrescentou Genoino, dizendo que o governo Lula investiu mais na qualificação dos "assentamentos precários que herdou do governo" de Fernando Henrique.

Sobre a crítica da falta de criatividade na área social e no gerenciamento do governo, o presidente do PT afirmou que os projetos sociais do atual governo "são mais amplos do que os existentes no governo dele" e que as falhas de gerenciamento serão corrigidas.

Genoino encerra a nota provocando Fernando Henrique ao afirmar que, em relação à política externa, os êxitos do governo Lula nessa área "certamente incomodam os brios do ex-presidente".