Título: CPT CRITICA AUSÊNCIA DE LULA EM CONFERÊNCIA
Autor:
Fonte: O Globo, 26/11/2004, Primeiro Caderno, p. 4

Dom Tomás diz que MST poderá fazer oposição ao governo

BRASÍLIA. O presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dom Tomás Balduíno, criticou ontem a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Conferência Nacional Terra e Água, que reuniu cerca de dez mil militantes de movimentos de sem-terra e pequenos agricultores em Brasília. Lula era esperado anteontem, mas não compareceu.

- Se aqui estivessem presentes 12 mil empresários, será que Lula deixaria de vir? - provocou Dom Tomás.

Ele incitou os participantes a intensificarem a mobilização pela reforma agrária.

- Não podemos ficar frustrados porque não temos o Estado na nossa mão. Não podemos ficar frustrados porque ontem Lula se recusou a vir ao encontro de vocês. Vamos ficar frustrados e voltar de cabeça baixa para nossas bases? Pelo contrário, devemos nos sentir agora mais fortes e mais co-responsáveis em fortalecer a nossa sociedade civil popular - disse Dom Tomás.

Dom Tomás critica modelo econômico do governo Lula

Dom Tomás disse que há a possibilidade de o MST ir para a oposição ao governo. Em discurso na conferência, ele criticou o modelo econômico adotado pelo governo Lula e disse que o Banco Central é a sede de um poder subordinado que representa o setor econômico-financeiro. Dom Tomás disse que a ausência de muitos integrantes do governo na conferência já mostra o distanciamento dos objetivos dos trabalhadores.

- Esta conferência sinaliza um caminho de autonomia e independência em relação ao governo - disse o bispo.