Título: Turismo: Brasil vai liderar ação latina contra exploração sexual de crianças
Autor: Cristina Massari
Fonte: O Globo, 06/12/2004, O País, p. 9

O ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, será o articulador de uma ação conjunta de países latinos contra a prostituição infantil. A tarefa atende pedido de organizações não-governamentais internacionais presentes ao Fórum Mundial do Turismo e participantes do Seminário Turismo Sustentável e Infância, em Salvador.

O chefe de gabinete de Walfrido, Sidnei Alves Costa, coordenador das ações do Ministério contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, fará uma reunião sobre o tema com a participação dos ministros dos países do Mercosul, ampliada a representantes da América do Sul que não fazem parte do bloco, e da América Central e Caribe.

¿ O objetivo é fazer da América Latina uma região onde a prática de turismo sexual não exista. Um continente sem turistas que estejam viajando com este objetivo ¿ disse o assessor do ministro.

O Conselho Nacional de Turismo, que reúne representantes das áreas pública e privada, quer dedicar o ano de 2005 à prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes. Sidnei Costa disse que os trabalhos para que a proposta se concretize começam na próxima semana.

¿ Vamos elaborar planos de ação para cada segmento e ver de que forma podemos integrar estas ações sob a coordenação do Ministério do Turismo ¿ explicou.

Escritórios no exterior vão rastrear rede de prostituição

A campanha prevê ações conjuntas entre os ministérios do Turismo e da Justiça.

¿ O Ministério do Turismo não atua na repressão, mas os escritórios de promoção do Brasil no exterior permitem que possamos descobrir operadores que praticam este crime. Repassamos as informações para a Polícia Federal, que tem a responsabilidade de agir na repressão.

Sidnei Costa não acredita em uma ação global e generalizada para combater o problema no Brasil. Ele defende que o combate à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes seja tratado de forma individual e integrada à política do governo federal. O chefe de gabinete do Ministério destacou que a campanha ¿Brasil. Quem ama, protege¿, lançada no fórum, faz parte das ações dos ministérios envolvidos e da iniciativa privada. do Globo Online