Título: Chamada em espera para bons clientes
Autor: Maria Fernanda Delmas
Fonte: O Globo, 06/12/2004, Economia, p. 19

Com a concorrência quase inexistente, os grandes inimigos das companhias de telefonia local nas residências sempre foram a baixa renda e a inadimplência ¿ esta já substancialmente reduzida, após um grande esforço das concessionárias. Nessa guerra peculiar, a Telemar já deu este ano a 400 mil de seus 22 milhões de clientes a alternativa de manter suas linhas de graça por alguns meses ¿ sem poder fazer ligações, é claro.

O presidente da Telemar, Ronaldo Iabrudi, afirma que a empresa quer manter clientes considerados bons mas que enfrentam adversidades financeiras momentâneas. São problemas como perda de emprego e doença na família, que fazem os usuários desejarem devolver suas linhas. Mas, segundo Iabrudi, é gente que vai voltar a pagar a conta:

¿ São clientes que estão com a Telemar há mais de 12 meses e tiveram um problema. Se eu cortar esse cliente, provavelmente em três meses ele pedirá para voltar. Digo que ele fica dois meses sem que eu cobre nada, e ele apenas recebe chamadas. Entre 40% e 50% deles voltam como clientes comuns.

Dos 400 mil, 200 mil já voltaram para a base normal de clientes. O benefício de não pagar a assinatura pode chegar a três meses, mas que ninguém se anime a sair ligando para a Telemar. Geralmente é a empresa que faz a proposta a clientes selecionados, e mesmo assim outras opções são discutidas antes.

A inadimplência na Telemar, que foi de 5,7% da receita bruta em 2001 ¿ com pico de 10,6% ¿ já caiu para 2,8% no acumulado de 2004. (Maria Fernanda Delmas)