Título: Artistas gravam clipe para incentivar desarmamento
Autor:
Fonte: O Globo, 08/12/2004, O país, p. 14

A campanha pelo desarmamento e o programa Fome Zero estão recebendo a colaboração da classe artística. Ontem, num estúdio no Rio, diversos artistas gravaram participação em um videoclipe para incentivar o desarmamento.

O vídeo é intitulado "Entregue sua arma agora" e foi criado pela agência de publicidade VS Propaganda. A peça foi criada para a ONG Viva Rio.

¿ A música talvez seja a maior representação cultural brasileira, e por meio dela a gente toca o brasileiro ¿ disse a cantora e compositora Fernanda Abreu, que esteve ontem no estúdio Tycoon para a gravação. O clipe será veiculado na última edição deste ano do programa "Fantástico", da Rede Globo.

Nos shows que faz pelo Brasil, Fernanda participa da campanha distribuindo ingressos para cidadãos que entregaram armas nos postos de recolhimento.

Para o publicitário Lula Vieira, de quem partiu a iniciativa, o vídeo é um apelo:

¿ É um apelo à consciência de que a pátria é uma coisa de gente ¿ diz ele, referindo-se à letra da canção, que alude ao Hino Nacional.

Composição de Roberto Menescal e Abel Silva

A canção também entrará nas rádios brasileiras. Depois da veiculação no "Fantástico", o vídeo deverá entrar em canais abertos e por assinatura, inclusive em forma de comercial, numa versão reduzida. Em estudo, está a possibilidade de a canção ser lançada em CD, com renda para a campanha.

Já a gravadora Som Livre lançará neste fim de semana o DVD Fome Zero. O projeto é resultado de uma parceria entre os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Cultura, da Universidade Estácio de Sá e a gravadora. Os artistas doaram os cachês para os programas sociais do Fome Zero. O preço do DVD é de R$ 34. A primeira faixa foi gravada por um grupo de artistas no início deste ano em uma casa de shows do Rio de Janeiro e contou com a participação de nomes como Gilberto Gil, Chico Buarque, Zé Ramalho, Emílio Santiago, Geraldo Azevedo e Oswaldo Montenegro. A composição da música ¿Fome zero¿ é de Roberto Menescal e Abel Silva. O clipe foi produzido pelos alunos da Estácio de Sá. As demais dez faixas do DVD são clipes de sucesso de astros da MPB, que cederam os direitos autorais para o Fome Zero.