Título: `Governo nos deve explicação¿
Autor:
Fonte: O Globo, 14/12/2004, O País, p. 3

Nomes de supostos subversivos encontrados na documentação parcialmente destruída na Base Aérea de Salvador ¿ denunciada pelo ¿Fantástico¿ ¿ constam também dos arquivos da Polícia Federal referentes ao período da ditadura militar. A informação é do grupo Tortura Nunca Mais da Bahia. A presidente da ONG, Ana Maria Guedes, disse que em março de 2003 foi procurada pelo Ministério da Justiça com a proposta de ter acesso a todos os arquivos da PF no estado mediante o compromisso de não revelar o conteúdo dos documentos sem sinal verde do governo, o que foi aceito.

Uma comissão formada por três integrantes da ONG esteve na PF, analisou a documentação e listou 308 nomes de pessoas enquadradas na Lei de Segurança Nacional e 425 fichadas. São nomes que Ana Guedes não pode revelar por causa do compromisso assumido.

¿ O que nós não sabíamos era da existência de outros arquivos. Agora, queremos saber quantos existem e onde estão. O governo nos deve uma explicação ¿ disse a presidente do grupo Tortura Nunca Mais.

OAB-BA reivindica apuração do incidente

Ela está conclamando a sociedade baiana a reivindicar a abertura de todos os arquivos. Pede também que os restos dos documentos queimados, que serão encaminhados ao secretário de Direitos Humanos do governo, Nilmário Miranda, sejam devolvidos à Bahia.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/seção Bahia, Dinailton Nascimento, enviou ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aos comandos das Forças Armadas e ao ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos, pedindo a apuração e repudiando a incineração dos documentos.

Na nota a OAB-BA diz que ¿a documentação sob a guarda de qualquer servidor público não pode ser inutilizada ou destruída, total ou parcialmente¿ porque pertence ao povo brasileiro. ¿Esses documentos, em particular, registram um período da nossa História que não podemos esquecer, não por revanchismo, mas para evitarmos que se repitam. É importante que tais documentos fiquem guardados para servir de referência na construção de uma sociedade em que prevaleçam a paz e a harmonia social¿, conclui.