Título: Mais rigor contra prostituição infantil
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 14/12/2004, O País, p. 4

Diante de integrantes da Caravana Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o combate à prostituição infantil tem que se tornar um ¿compromisso de honra, ético e moral¿ de toda a sociedade brasileira. Lula disse que leis punindo esse tipo de crime não bastam, porque ¿as coisas continuam a acontecer nas nossas barbas¿ e que o problema é crônico. Segundo ele, esse tipo de crime é feito para ¿satisfazer o desejo bestial de alguns seres humanos¿:

¿ Como é que a gente pode resolver uma situação dessas? Não é apenas com a legislação. A legislação já existe, as pessoas sabem que podem ser condenadas. É preciso que haja de parte da sociedade, de empresários, empresários do turismo, do transporte e de hotéis ou de um posto de gasolina, o compromisso moral e ético de que nenhum deles permitiria que uma coisa dessas acontecesse.

Presidente pede que casos sejam denunciados

O presidente pediu que casos sejam denunciados.

¿ Senão, ficamos com uma lei muito bonita, muito bem feita, mas as coisas acontecem nas nossas barbas. Porque sempre haverá um pretexto de alguém para fazer uso de uma prática abusiva dessa. Isso só pode ser uma coisa bestial que a humanidade não consegue explicar ¿ disse Lula.

O presidente disse que decidiu falar sobre o assunto porque assistiu a uma reportagem no ¿Fantástico¿, da Rede Globo, sobre prostituição infantil.

¿ Vi no ¿Fantástico¿ uma reportagem. É uma outra coisa crônica no nosso país, um caso de crime hediondo, uma coisa violenta um ser humano abusar da pobreza de alguém, ou uma pessoa agenciar crianças e adolescentes para atender aos instintos bestiais de um ser humano ¿ afirmou Lula.

Lula ouviu de crianças que participaram da caravana pedidos de mais fiscalização do Bolsa Família e de manutenção do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). As crianças Phlabita Uchôa de Araújo, de 9 anos, e Cosme de Oliveira Júnior, de 11 discursaram na cerimônia, no Palácio do Planalto. Cosme chegou a improvisar um repente sobre o Peti.

Em resposta, Lula disse que a sociedade deve continuar pressionando o governo:

¿ Se toda a sociedade quiser pressionar o governo da forma gostosa como vocês estão pressionando, e, sobretudo as crianças, penso que a gente pode consertar o Brasil muito mais rápido do que os prognósticos determinam.

Menino arranca aplausos com canção sobre Peti

Em seus discursos, as crianças pediram que Lula "volte às ruas e veja a realidade". Cosme foi aplaudido quando cantou uma música pedindo apoio ao Peti.

¿ Não gostamos nem um pouquinho dessa vida. Essa vida é muito e muito sofrida ¿ discursou a menina.