Título: FH LANÇA PSDB NA DISPUTA DA SUCESSÃO DE LULA
Autor:
Fonte: O Globo, 14/12/2004, O país, p. 13

Um grande ato político será realizado hoje em Brasília para marcar a largada do PSDB na sucessão eleitoral de 2006 e a entrega do comando deste processo ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A exemplo do que o PT fez na semana passada, arregimentando reforços para a defesa do governo e unificando o discurso, o PSDB reúne hoje seus 900 prefeitos ¿ atuais, eleitos e reeleitos ¿ deputados, senadores, governadores e todos os líderes tucanos para organizar a oposição com olhos voltados para 2006.

Discurso de Lula servirá de mote para ex-presidente

O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na reunião ministerial do fim de semana, quando disse que precisou reconstruir a economia do país, deve servir de combustível para o pronunciamento do ex-presidente, que volta a Brasília para um ato político pela primeira vez depois que passou o cargo ao sucessor.

¿ O ex-presidente Fernando Henrique deve dizer o que pensa e o que sente. Ele tem cacife para isso ¿ afirmou o secretário geral do PSDB, deputado Bismarck Maia (CE), um dos organizadores da festa.

O líder tucano na Câmara, Custódio Mattos (MG), discorda. Ele disse achar que a tarefa de responder a Lula é dos parlamentares, para preservar o ex-presidente.

¿ Essa briga com o Lula já deu o que tinha que dar. Fernando Henrique deve ficar fora disso. Alimentar essa polêmica não é bom para ninguém nesse momento ¿ desaconselhou Mattos.

Fernando Henrique passou os últimos dias articulando o ato. Em conversas com a cúpula do partido, segundo líderes tucanos, ele defendeu a antecipação do debate eleitoral.

Ponto alto do encontro será discurso desta noite

O ponto alto do encontro de hoje à noite será o seu discurso, com críticas ao governo Lula.

¿ Será uma confraternização importante para o partido. Os prefeitos terão muita responsabilidade ao administrar e reforçar a idéia de que o PSDB é uma alternativa de poder concreta para 2006 ¿ disse o líder do partido no Senado, Artur Virgílio Neto (AM).

Hoje, antes de assumir o comando desse movimento diante do partido, Fernando Henrique vai a Belo Horizonte para almoçar com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

¿ Vou receber hoje um ex-presidente da República, um companheiro de partido que vem conversar, certamente, sobre política. Mas vamos ouvir dele. É uma visita que ele disse que tinha vontade de fazer há algum tempo e vou recebê-lo com muita satisfação ¿ disse Aécio.

Serra, Alckmin e Aécio também vão falar

O evento, numa casa de festas às margens do Lago Sul, terá como palestrantes, além de Fernando Henrique e de Aécio Neves, o prefeito eleito de São Paulo e presidente do PSDB, José Serra, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e os líderes na Câmara e Senado, Custódio Mattos e Arthur Virgílio Neto.