Título: DIRCEU PREVÊ CRESCIMENTO MAIOR E PEDE AUDÁCIA
Autor:
Fonte: O Globo, 14/12/2004, Economia, p. 28
O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, disse ontem que o governo não pode cometer aventuras, mas precisa ter audácia para obter o crescimento econômico:
¿ Precisamos de audácia. O país não pode se apoiar nem em emissão de moeda, nem no endividamento externo e interno, nem na carga tributária. Temos que ter audácia para sonhar.
Em seminário no Rio promovido pela Fecomércio-RJ, o ministro garantiu que vai trabalhar dia e noite para que o crescimento seja pelo menos um ponto percentual acima do projetado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para o ano que vem.
¿ O Ipea alterou a projeção do crescimento para 5,2% em 2004 e 3,8% em 2005 ¿ disse o ministro, em seminário realizado na sede da Fecomércio-RJ ¿ Vou trabalhar dia e noite para que esse número de 3,8% do Ipea para 2005 não seja realidade; seja pelo menos um ponto a mais. Não me conformo com esse número.
Dirceu disse que todo o esforço feito pelo governo até agora, entre ajustes internos e externos, será ilusão se não houver geração de empregos. Ele previu a taxa de desemprego de um dígito em 2005.
Dirceu enfatizou também a importância do crescimento do mercado interno, já que o cenário externo, no ano que vem, poderá não ser semelhante ao deste ano.
¿ O cenário de 2005 não será igual ao de 2004 ¿ disse o ministro. ¿ Por isso a importância do mercado interno e das medidas para estimular a demanda, de uma maneira responsável, e o investimento.
Ele acrescentou que a demanda doméstica continuará forte, mas haverá menor dinamismo no comércio exterior.