Título: Bispo propõe indenização para famílias de militares
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 17/12/2004, O País, p. 3

O bispo de Volta Redonda, Waldyr Calheiros, propôs ao secretário especial dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, que o governo federal faça um acordo para indenizar as famílias de dois soldados de Volta Redonda, no Sul Fluminense, torturados e mortos no extinto 1 BIB (Batalhão de Infantaria Motorizado) de Barra Mansa. O crime ocorreu em fevereiro de 1972, quando dois outros soldados também morreram na mesma sessão de torturas. Oficiais investigavam a suspeita de tráfico de drogas dentro do quartel. O pedido de acordo e a reabertura do processo de indenização foram feitos por dom Waldyr no último dia 7.

A Justiça Militar condenou a União a indenizar as famílias dos quatro soldados mortos, mas apenas duas delas foram beneficiadas. As famílias são as dos soldados Jomar Ribeiro da Silva e Juarez Monção Vicente Virota.

Julgados em 1973, um ano depois das torturas e mortes no quartel, os seis militares envolvidos foram condenados, ao todo, a 473 anos de prisão, mas eles cumpriram menos de um décimo das penas.