Título: `A verdade tem de ser dita¿
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 17/12/2004, O País, p. 3

O chefe da Casa Civil, José Dirceu, disse ontem que existem setores inconformados com a decisão do governo de abrir os arquivos secretos e que "criam incidentes e tentam tumultuar o ambiente no país". Ele classificou de insatisfeitos aqueles que não se conformam com a redemocratização, com a anistia e que "insistem em voltar ao passado". Dirceu foi enfático ao dizer que o governo vai punir com rigor a destruição de qualquer documento secreto, como a queima de arquivos na Base Aérea de Salvador.

Ele avisou que o governo não vai tolerar a destruição, porque é crime. E propôs a abertura imediata dos arquivos referentes ao período militar. Para ele, "não há razão para que o país não conheça a verdade". Dirceu afirmou que as Forças Armadas estão colaborando, mas que existem problemas isolados.

¿ É evidente que muitos desses documentos estão com oficiais da reserva, ex-ministros, e isso vai surgir. Existem também setores inconformados, que criam incidentes e procuram tumultuar o ambiente democrático do país. Isso temos que evitar. Não existe qualquer hipótese de revanchismo, de ressentimento. O problema é de Justiça, de verdade histórica. E não podemos transigir quanto a isso ¿ disse o ministro. ¿ Este é um governo que não tem por que esconder a verdade. O governo tem posição clara: a verdade sobre mortos e desaparecidos tem que ser dita. O país não pode conviver com a ocultação do que aconteceu.

Rigor para quem destruir papéis

O ministro disse não ter dados para afirmar se a queima de arquivos na base aérea de Salvador, denunciada pelo ¿Fantástico¿, da Rede Globo, foi um desses incidentes, acrescentando que o caso está sendo investigado por um inquérito policial-militar (IPM). Dirceu disse que a lei será cumprida tanto para a abertura dos arquivos quanto para punir eventuais crimes relacionados à destruição de documentos.

¿ Temos de ter serenidade e trabalhar com objetividade, mas com firmeza. A lei é clara: destruir documentos ou ocultar documentos é crime. O governo não vai tolerar.

Ao ser perguntado quem eram os inconformados, respondeu:

¿ Os que não se conformam com a redemocratização, com a anistia, e insistem em voltar ao passado. Seja de que posição política for.

Segundo ele, serão raros os papéis que continuarão em segredo, porque se tratam de arquivos de segurança de Estado e cujo teor é basicamente sobre política externa.

¿ Tenho dito ao presidente Lula que é um erro grave não contar a verdade imediatamente. A cada semana, a cada mês, a cada semestre vamos ter fatos novos. Isso (esconder a verdade) só faz mal. Não há revanchismo ¿ disse Dirceu.

O ministro anunciou que o secretário nacional dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, criará o Centro de Referência Histórica, com todos os documentos relativos aos pedidos de indenização ao Estado por famílias de mortos e desaparecidos:

¿ Tudo o que não estiver classificado ou que estiver classificado e com prazo vencido será posto à disposição da sociedade.

Em Salvador, uma comissão de deputados federais e estaduais esteve nas dependências da Base Aérea para vistoriar o lugar em que os documentos foram queimados. Nas proximidades, os deputados encontraram um outro lote de papéis ainda intactos, expostos à ação do tempo, sob pedras e pedaços de paus. Os arquivos, em sua maioria, pertencem à Secretaria de Segurança da Bahia e se referem aos anos de 1982/83.

¿ Vamos solicitar uma audiência com o governador Paulo Souto para que ele nos explique como esses documentos do DOPS baiano foram parar na Base Aérea ¿ disse o deputado Yulo Oiticica (PT). COLABORARAM: Evandro Éboli e Heliana Frazão