Título: Prefeito petista da cidade natal de Lula é suspeito de irregularidades
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 17/12/2004, O País, p. 4

O Tribunal de Contas de Pernambuco decidiu por unanimidade realizar uma auditoria extraordinária na prefeitura de Caetés, terra natal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O prefeito José Luís de Lima Sampaio, o Zé da Luz, do PT, é responsabilizado pelo TCE por pelo menos dez irregularidades administrativas, entre elas o uso de notas frias e a convocação de empresas fantasmas para a execução de serviços e despesas indevidas, como pagamento de serviços de segurança a instituições não municipais.

Em seu parecer, o relator do processo, Fernando Corrêa, diz que houve fracionamento de licitações para se evitar formalidades exigidas em tomada de preços e a convocação e a habilitação de firmas fora da atividade do objeto licitado, com razão social desconhecida ou com inscrições canceladas na Secretaria da Fazenda de Pernambuco ou com documentação irregular.

De acordo com o relator, foi detectado também um caso curioso: o de uma empresa prestadora de serviço cujo endereço na realidade é uma casa de jogos eletrônicos. Segundo o TCE, também faltam projetos básicos e informações necessárias para a elaboração de propostas. O relator aponta ainda a habilitação de empresa para prestar serviços com documentação de outras firmas. O relatório denuncia despesas comprovadas de R$ 118.915 com notas fraudulentas ou pagas indevidamente.