Título: Fonteles reafirma ser contrário a aborto
Autor:
Fonte: O Globo, 17/12/2004, O País, p. 10

Embora julgue ser democrática a decisão do governo de rediscutir a lei do aborto, o procurador-geral da República, Claudio Fonteles, reforçou ontem sua posição de católico contrário à interrupção da gravidez. Ele disse ser contra até mesmo nos casos de estupro, permitido desde 1940, quando começou a vigorar o Código Penal.

Na linha oposta à do governo, o procurador propõe punição para mulheres que decidirem interromper a gestação de fetos concebidos em estupro.

¿ A vida e o amor sobrepujam o ato de violência. Há a enorme capacidade de transformar o negativo em positivo. A criança não tem nada a ver. É claro que a mulher foi vítima. Mas ali há a vida humana. A vida está acima. Se a mulher abortar, deve ser punida ¿ disse Fonteles, informando que é favorável ao aborto apenas nos casos em que há risco de vida para a mãe ou para o feto.

Presidente da CNBB volta a criticar proposta do governo

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Majella Agnelo, voltou a criticar a proposta do governo de mudar a lei do aborto. Ele afirmou que está em jogo o princípio ético do pleno respeito à dignidade e à vida do ser humano, "não importando o estágio de seu desenvolvimento ou a condição em que ele se encontra":

¿ Apelamos a todos para cultivarmos uma cultura da vida e não da morte. O menosprezo pela vida humana tem levado aos maiores desatinos pessoas e governos no passado e no presente e a uma escalada de violência, insegurança, vingança, assassinatos, assaltos, roubos e ao aumento da miséria e da fome.