Título: Para governo, política social é correta
Autor: Flávia Oliveira
Fonte: O Globo, 17/12/2004, Economia, p. 27

Ex-presidente do IBGE, hoje à frente do Instituto Pereira Passos, órgão oficial de estatísticas da Prefeitura do Rio, Sergio Besserman afirma que os novos dados da POF vão ajudar a corrigir a confusão entre os conceitos de fome, pobreza, miséria e desigualdade, criadas pelo próprio governo. Por sua vez, o secretário de Avaliação e Gestão de Informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Rômulo Paes de Souza, diz que a pesquisa corrobora com o desenho das políticas públicas do governo Lula. E que nada vai mudar na área social.

¿ Uma coisa é fome e desnutrição, outra coisa é pobreza. A fome é algo inaceitável, mas é restrita e pode ser resolvida com intervenções eficientes em áreas específicas. Certamente, a POF vai levar a revisões importantes nos cálculos de linha de pobreza, permitindo um retrato mais verdadeiro da situação ¿ diz Besserman.

A confusão conceitual sobre fome e pobreza nasceu quando o presidente Lula, no dia seguinte à eleição, escolheu a erradicação da primeira como meta principal de seu governo. Chegou a afirmar que quase 50 milhões de brasileiros passavam fome. Segundo Rômulo Paes, o que o presidente tinha em mente, na realidade, era a erradicação da pobreza, de uma forma mais ampla. O combate à fome foi prioritário no primeiro ano do governo, com o programa Fome Zero, nas cidades do semi-árido nordestino. Mais tarde, o programa foi incorporado ao Bolsa Família, carro-chefe da área social, que hoje atende a 5,9 milhões de famílias, mas que tem como meta alcançar 53 milhões de brasileiros (11,2 milhões de lares) até 2006:

¿ A pesquisa demonstra que nossa política integrada é correta. Nosso objetivo é oferecer saúde, educação e segurança alimentar. A grande surpresa foi descobrir os altos níveis de obesidade entre os ricos. Além de estarem com a saúde comprometida, eles têm uma dieta que serve de referência para os mais pobres e isso aumenta o risco para toda a sociedade.