Título: Bloco fecha acordos de redução de tarifas
Autor: Eliane Oliveira*, Diogo de Hollanda** e Janaína Fi
Fonte: O Globo, 17/12/2004, Economia, p. 31

Apesar das pendências comerciais internas, o Mercosul sairá maior da Cúpula de Ouro Preto, e não apenas pela adesão de três sócios da Comunidade Andina (Colômbia, Equador e Venezuela). Os ministros de Comércio e das Relações Exteriores do bloco concluíram ontem as negociações para acordos de preferências tarifárias, que prevêem reduções de até 100% das alíquotas de importação, com a Índia e os países da União Aduaneira da África Austral (África do Sul, Namíbia, Botsuana, Suazilândia e Lesoto), informou o chanceler brasileiro, Celso Amorim.

Segundo Amorim, o Mercosul começa a negociar um acordo de livre comércio com o Canadá já em janeiro próximo. Ele lembrou que o bloco vem conversando sobre esse tema com Coréia do Sul, México, Paquistão, China, Japão e Israel.

¿ Quem sabe a Comunidade Sul-Americana de Nações (criada semana passada em Cuzco, no Peru) não será, no futuro, algo tão integrado como a União Européia? ¿ disse Amorim.

Ao contrário do que previam os pessimistas, houve avanços na agenda do bloco. Os ministros aprovaram, entre outras coisas, a criação do Parlamento do Mercosul, em janeiro de 2007; o estabelecimento do Fundo de Convergência Estrutural, para reduzir as diferenças econômicas e sociais na região; a elaboração de uma estratégia comum de crescimento do emprego; a eliminação da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC); e o acordo na área de compras governamentais.

Fundo financiará nações mais pobres do Mercosul

Para o Brasil, uma das medidas mais importantes é o Fundo de Convergência, que financiará projetos de desenvolvimento para as nações menos favorecidas do bloco e regiões como o Nordeste brasileiro. Os recursos para a formação do fundo devem estar previstos nos orçamentos dos quatro países a partir de janeiro de 2006.

Brasil e Paraguai fecharam também ontem acordo de cooperação para o desenvolvimento da indústria sucroalcooleira paraguaia e o uso de álcool combustível naquele país. ( Eliane Oliveira, enviada especial, com Diogo de Hollanda e Raquel Nassar, do Globo Online )