Título: PETROBRAS ENTRA NO URUGUAI COM A AQUISIÇÃO DE DISTRIBUIDORA DE GÁS
Autor:
Fonte: O Globo, 22/12/2004, Economia, p. 35

A Petrobras anunciou ontem a compra de 55% da Conecta, distribuidora de gás natural a pequenos e médios consumidores no interior do Uruguai, por US$3,2 milhões. O gerente-geral do Cone Sul da Petrobras, Décio Oddine, explicou que a aquisição significa o início das atividades da estatal no Uruguai. Com isso, a Petrobras amplia para oito o número de países onde atua na América do Sul:

¿ Colocamos o pé no Uruguai, onde pretendemos participar do mercado de gás natural, que está dando seus primeiros passos.

Segundo Oddine, a Conecta ainda distribui um volume pequeno de gás, de cerca de 70 mil metros cúbicos por dia, mas há perspectivas de crescimento nos próximos anos.

Os 55% foram vendidos pelo grupo privado espanhol Unión Fenosa. Os outros 45% da Conecta continuam com a empresa estatal uruguaia Ancap.

¿ O mercado de gás natural tende a crescer cada vez mais na América Latina. E antes apenas vendíamos produtos ao país. Decidimos entrar para o mercado de gás natural ¿ destacou Oddine.

De acordo com a Petrobras, a Conecta tem um faturamento de US$2,7 milhões anuais, com previsão de dobrar o valor em 2005.