Título: Taxa de desemprego surpreende e sobe em novembro para 10,6%
Autor: Cássia Almeida
Fonte: O Globo, 23/12/2004, Economia, p. 35

A taxa de desemprego no país subiu ligeiramente em novembro, ficando em 10,6%, contra 10,5% do mês anterior, informou ontem o IBGE. O resultado frustrou as expectativas, inclusive dos técnicos do instituto que esperavam um recuo no índice provocado pela contratação de temporários pelo comércio para as vendas de Natal. Entretanto, economistas continuam com a previsão de que 2004 feche com uma taxa de desemprego de apenas um dígito. O rendimento médio real do trabalhador ficou estável frente a outubro, mas registrou alta de 2,6% contra novembro de 2003, na terceira elevação seguida frente ao ano passado:

¿ O mercado de trabalho ficou estável. Realmente, esperava-se uma queda na taxa de desemprego esse mês. Acreditamos que houve uma expectativa maior do trabalhador com as boas notícias de recuperação de economia. Isso fez aumentar a procura por emprego, freando a queda na taxa ¿ disse Cimar Azeredo Pereira, gerente da Pesquisa Mensal de Emprego.

Segundo o IBGE, a taxa não cedeu em novembro porque o número de pessoas procurando trabalho aumentou mais do que o total de vagas criadas:

¿ O comércio não se aqueceu suficientemente para absorver toda a demanda por trabalho ¿ disse Pereira.

Qualidade do emprego melhorou em novembro

Em novembro, o total de vagas do comércio cresceu 2,3% em relação a outubro. O ritmo de abertura de vagas foi inferior ao registrado no mesmo período de 2004, quando houve uma alta de 2,7%. Cimar Pereira, entretanto, acredita que os resultados em dezembro serão melhores:

¿ Além da contratação maior do comércio, há menos dias úteis. Ninguém procura emprego nas semanas de Natal e Ano Novo. Isso deve puxar a taxa para baixo ¿ diz Pereira.

Luiz Parreiras, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) também acredita nisso e é um dos que projetam taxa de desemprego de um dígito em dezembro:

¿ Em 2003, passamos de índice de 12,2% em novembro para 10,9% em dezembro. Devemos chegar a um dígito, sim.

O economista chama a atenção para um dado positivo da pesquisa. Aumentou o emprego com carteira assinada, numa alta superior (3,8%) à do emprego sem carteira e do conta própria (2,9%):

¿ É a primeira vez este ano que o grau de formalização do mercado de trabalho é superior ao de 2003. Com o crescimento sustentado da economia, a formalização vai aumentar ¿ afirma Parreiras.

Desemprego do Rio pulou de 8, 5% para 9,4%

A alta de 2,6% no rendimento frente a 2003 não mostra uma recuperação mais consistente, na opinião do economista do Ipea. Como o salário caiu muito em 2003, o rendimento não deve mais cair nessa comparação:

¿ Vamos nos distanciando dos níveis do ano passado.

No Rio, a taxa de desemprego subiu muito mais que a média: passou de 8,4% em outubro para 9,4%. A procura por emprego aumentou 12,1%, fazendo a taxa subir:

¿ Como a ocupação no Rio durante o ano cresceu menos que o restante das regiões, houve alta da procura na esperança de um emprego temporário no Natal. Esperança que foi frustrada ¿ disse Katia Namir, técnica do IBGE.

Hildete Pereira Melo, professora da UFF, acredita que a euforia com a indústria do petróleo pode ter provocado esse aumento na procura.

¿ É a diferença do Rio em relação a outras regiões. Mas essa indústria é pouco empregadora.