Título: Menem é recebido como herói na Argentina
Autor:
Fonte: O Globo, 23/12/2004, O Mundo, p. 38

O ex-presidente da Argentina Carlos Menem chegou ao anoitecer de ontem a sua província natal e bastião político, La Rioja, depois de dez meses exilado no Chile. No aeroporto, foi recebido como herói por dezenas de partidários. Sua volta, a bordo de um jato fretado, tornou-se possível depois de dois juízes suspenderem ordens de captura internacional contra ele, devido a acusações de corrupção em seu governo.

Apesar da presença de muitos policiais civis, dezenas de menemistas eufóricos romperam cordões de segurança para saudar o ex-presidente na pista do aeroporto.

Aos 74 anos, Menem voltou à Argentina para liderar uma frente de centro-direita de oposição ao governo de Néstor Kirchner e preparar sua candidatura às eleições de 2007. Menem e Kirchner são adversários dentro do mesmo Partido Justicialista (peronista).

Cercado por uma multidão que gritava seu nome, Menem conseguiu, com dificuldade, subir na carroceria de uma camioneta decorada com a bandeira argentina, de onde saudou seus partidários, erguendo os braços e distribuindo sorrisos.

Menem passará Natal emsua cidade natal

Acompanhavam o ex-presidente sua filha Zulemita, o irmão e senador Eduardo Menem, o sobrinho e deputado Adrián Menem, o brigadeiro reformado e amigo Andrés Antonietti e Luis Patti, ex-prefeito de Escobar. Menem seguiu numa caravana cheia de bandeiras argentinas para a cidade de La Roja, onde faria um discurso na sede do Partido Justicialista.

O ex-presidente deverá passar o Natal em Anillaco, localidade onde nasceu. Sua mulher, a ex-Miss Universo chilena Cecilia Bolocco, deverá chegar a Anillaco amanhã. A família voltaria o Chile para a noite de Ano Novo.

Pedidos de captura internacional contra Menem haviam sido feitos devido a acusações de que ele omitiu uma conta bancária na Suíça e de que houve superfaturamento na construção de prisões durante seu governo (1989-1999). O ex-presidente continua enfrentando, porém, um processo judicial e deverá comparecer a um tribunal semana que vem.

Pesquisas de opinião indicaram que 85% dos argentinos têm uma imagem negativa de Menem. Muitos atribuem a sua política a severa crise política em que o país mergulhou em 2001 e 2002.

Um tribunal argentino acusou ontem o ex-presidente Fernando de la Rúa de malversação de fundos públicos e embargou seus bens, disseram fontes judiciais.