Título: Nasa observa galáxias-bebês perto da Terra
Autor:
Fonte: O Globo, 23/12/2004, Ciência e Vida, p. 39

Novas observações revelaram a existência de mais de 30 galáxias recém-nascidas nas proximidades da Via Láctea, anunciaram ontem cientistas da Johns Hopkins. De acordo com os especialistas, elas se parecem muito com as galáxias que se formaram nos primórdios do Universo e sua observação pode esclarecer diversos aspectos sobre a formação de galáxias.

A maioria das galáxias se formou há mais de 10 bilhões de anos, apenas alguns bilhões de anos depois do Big Bang, a explosão primordial que deu origem ao Universo. Inicialmente eram apenas pequenos aglomerados de gás e estrelas que, gradualmente, se expandiram em estruturas maiores, como a Via Láctea. Mas depois desse ¿baby boom¿ inicial, o nascimento de galáxias se tornou um evento raro. Por isso, para tentar flagrar a formação dessas estruturas, os cientistas precisam estudar galáxias a 10 bilhões de anos-luz.

¿ Na verdade, não sabíamos se essas galáxias recém-nascidas estavam presentes no Universo hoje ou se essa fase de criação cósmica havia acabado ¿ contou o astrônomo Tim Heckman, da Johns Hopkins.

Massa é equivalente a de 10 bilhões de sóis

O telescópio espacial da Nasa descobriu mais de 30 galáxias em formação bem mais próximas, de dois a quatro bilhões de anos-luz de distância da Terra. Essas estruturas relativamente próximas se parecem muito com as primeiras galáxias do universo. Têm a mesma massa (equivalente a 10 bilhões de sóis), apresentam estrelas com a mesma idade aproximada (cerca de um bilhão de anos) e contam com a mesma composição.

¿ É quase como olhar pela janela e ver um dinossauro caminhando ¿ disse Heckman.

As descobertas foram feitas por meio do telescópio da Nasa chamado de Explorador de Evolução Galáctica, que conseguiu observar as estruturas graças à enorme quantidade de luz ultravioleta que emitem ao formarem estrelas. Em galáxias muito novas, explicaram os especialistas, estrelas são formadas num ritmo até cem vezes maior.